Sobre

Samantha Brambilla

Samantha Brambilla VR Painting

       Samantha Brambilla

Paranaense, residente em Atibaia SP. Brasileira, graduada em 2015, Artes Visuais, Centro Universitário Unifaat https://www.unifaat.com.br/ 

       Tem se destacado dentro do cenário da Arte

Contemporânea e o grande reconhecimento desse talento é o convite para participar de Exposições e Galerias de Artes  exposições na Europa, além de ter o nome em um dos principais guias de catalogação de obras de artes mundiais lançado em Paris.

       Samantha conversou com o jornal O Atibaiense e contou sobre o processo de criação e o reconhecimento do trabalho no Brasil e no exterior.

       Samantha é autodidata e nos relata que a Arte é uma Herança que sempre esteve presente em sua vida.

      “Fui locutora de Emissoras de Rádios com programas dedicados às crianças em Nova Esperança no interior do Paraná e na cidade de Atibaia SP.

        Em 1991, lancei meu LP intitulado ‘Nasce uma Estrela’, com shows musicais por todo país, em ritmos variados”, conta.

       Durante a carreira de cantora, Samantha notou que era frequente ver as cores nas notas musicais, processo conhecido como “Sinestesia”, quando a pessoa tem sensações simultâneas que permitem, por exemplo, que um som seja representado por uma cor. Essa é uma habilidade única que poucos indivíduos têm. Um dos maiores exemplos da “Sinestesia” na pintura é Wassily Kandinsky.

      “Aperfeiçoei-me no curso em Artes Visuais no Centro Universitário Unifaat- Atibaia SP. https://www.unifaat.com.br/ concluído em 2015. O curso foi muito importante e deu o suporte técnico e teórico”, relata.

       A música continua presente nas cores de sua paleta, e é através da melodia musical, ritmo, timbre, em harmonia com o estado físico, psicológico e espiritual, que é revelado na tela a resposta do momento único presente.

Kandinsky foi a base para a tese de conclusão de curso da artista. Samantha abordou “O Abstracionismo” para entender este paralelismo música e cores em seu TCC. “Foi com Wassily Kandinsky que constitui um meio viável para fomentar a criação de pinturas abstratas. Compreendi como Kandinsky sofreu influência para a criação de suas pinturas. No caso dele, foi a música do compositor Arnold Schönberg”, destaca Samantha.

      A artista tem suas músicas e compositores preferidos na hora de criar. “Alguns exemplos são Richard Wagner (Lohengrin – Overtüre), Beethoven (Au Clair de Lune), Chopin (Tristesse), Tchaikovsky (Lake in theMoonlight), entre outras”, conta. 

       Samantha utiliza diferentes estilos e suportes para as criações, o que torna seus quadros únicos. “Observo a estética e beleza dos elementos da natureza. Também gosto de experimentar novas técnicas, que levam a obras inéditas para o público. São técnicas de impressão em gestuais de fricção, utilizando tintas a óleo ou acrílicas, papel alumínio, ferro quente, pincéis e espátulas, visando grandes resultados que refletem o equilíbrio das cores”, revela Samantha. Atualmente meu processo criativo com App Artes quest2 OCULUS.

       O resultado dos trabalhos é uma combinação de técnica, emoção e intelecto.    

      

Samantha Brambilla, Brazilian , living in Paraná.

Graduated in Visual Arts, she acted as singer, announcer, and with the intervention of the musical notes creates her arts surrounded by the emotions and in great style painting on canvas, gestual movements.

EN Samantha Brambilla creates in a wide variety of styles. Here are images of some of her latest work. Samantha Brambilla brilliantly combines technique, emotion and intellect to reach out in a unique language.